O Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder é situado na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, no Brasil. Serve não só às localidades de Navegantes e Itajaí como toda à região do Vale do Itajaí (Santa Catarina). Leva o nome do ministro dos Transportes do governo Washington Luís Vítor Konder

Características
Latitude: 26º52'47 s
Longitude: 48º38'53 w
Terminal de passageiros: 5.100 m²
Piso: A
Sinalização: S
Complexo
Pátio de Aeronaves: 21.058 m²
Estacionamento: 262 vagas
Pista:1701 x 45
Estacionamento de Aeronaves: 6 posições(médio porte)
Endereço
Praça Marechal do Ar Eduardo Gomes, s/nºNavegantes - SC
CEP: 88375-000Distância do centro de Itajaí: 12 km


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quarta-feira, 11 de maio de 2011

Navegantes testa falcão robotizado

Equipamento serve para espantar pássaros e evitar os acidentes aéreos.

A superintendência do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes, terminou ontem uma série de testes com um falcão robotizado. A réplica da ave, direcionada por controle remoto, tem a função de espantar pássaros que colocam em risco as operações de pouso e decolagem.
Esta foi a primeira vez que o falcão robô foi usado no Sul do Brasil.Normalmente, o trabalho de afastar as aves das imediações de aeroportos é feito com predadores treinados, de carne e osso, como gaviões.
Colocá-los na função, entretanto, requer licenças ambientais, que podem demorar até seis meses para ser expedidas.A opção pela ave robô em Navegantes foi em função da urgência: de janeiro a abril deste ano foram registradas 25 colisões com aves no aeroporto. Em todo o ano de 2010 foram 28.
Os acidentes envolveram quero-queros, corujas, marrecas e gaviões.O biólogo Gustavo Trainini explica que as aves se aproximam dos aeroportos porque encontram um espaço gramado, que atrai pequenas presas, e vigilância constante, o que evita a caça:– Os números de Navegantes inspiram cuidados, especialmente pela posição geográfica do aeroporto, que fica próximo ao rio e ao mar, ambientes em que as aves proliferam e que exigem monitoramento constante.Técnico da empresa Hayabusa, responsável pelo trabalho com o falcão robô, Trainini passou 60 dias estudando o comportamento das aves do entorno do aeroporto antes de começar os testes, que duraram 10 dias.
O biólogo conta que o robô, produzido em parceria entre universidades da Espanha e da Itália, imita a silhueta de um pássaro grande, o que afasta as aves menores. Depois de alguns dias, elas aprendem que há um predador no local e se afastam.Aves ameaçam segurança de pousos e decolagens.
Os resultados, de acordo com Trainini, foram positivos. A superintendência do aeroporto vai aguardar, agora, um relatório do biólogo, para saber se haverá necessidade de repetir a atividade.Também será feito um monitoramento, para acompanhar a possível volta das aves.A colisão de pássaros com aeronaves representa riscos na aviação.– O pouso e a decolagem são as fases mais perigosas de um voo, e é justo quando a aeronave entra na rota dos pássaros. Com a baixa altitude e a velocidade, qualquer obstáculo pode comprometer a segurança – diz o piloto de aviões e helicópteros Luís Antônio Ribeiro Latorre, que trabalha numa empresa de táxi aéreo.
Conforme Latorre, no caso dos aviões, o pássaro pode ser sugado para dentro de uma das turbinas e provocar estragos na estrutura. O comandante precisa desligar o equipamento e voar com só uma das turbinas. No caso dos helicópteros, as aves podem atingir as hélices e desestabilizar a aeronave.

DAGMARA SPAUTZ Navegantes
Multimídia


NOTA: O AERONAVEGA teve a grande oportunidade de conhecer, observar e compartilhar as experiências com o piloto do facão robô e aeromodelista Pierre Rosseau.
para maiores informações deste equipamentos, suas utilizações por todo o mundo, acesse http://www.whiteflight.com.br/
O Aeronavega deseja ao grande amigo Pierre um grande abraço !!!

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